Enfase na competencia e na competitividade
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL:
Kim (1993) afirma que as organizações aprendem por meio dos indivíduos que as compõem. Para esse autor, aprendizagem organizacional são as estratégias utilizadas por uma determinada organização para promover o compartilhamento das aprendizagens individuais e grupais.
Para que ocorra transferência de aprendizagem, faz-se necessário que existam condições no ambiente organizacional e, normalmente, as altas gerências das empresas procuram incentivar eventos instrucionais (treinamentos), para criar condições favoráveis para a aquisição de conhecimento, bem como para que ocorra a transferência de aprendizagem. Segundo Goldstein (1991), treinamento é uma forma de aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho, obtido por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional. Já para Wexley (1984), treinamento é visto como um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos exigidos pelo trabalho.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na