Ética
CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ÉTICA EAD
Estudantes:
Juliana De Conto Mandelli
Júlio César Chiappin
Karina Gil Rech
Karina Zanella
Kimberly Salomão da Silva
Trabalho sobre Dilemas Morais desenvolvido durante as aulas 4 e 5.
Tema e problema: descreva de forma concisa e organizada, porque o dilema moral sobre a mentira se configura como um dilema.
Significado de dilema moral: se refere a uma circunstância particular onde qualquer decisão tomada possa evitar um mal que pode causar outros problemas. É qualquer problema em que a moralidade seja relevante. Isto inclui não apenas conflitos entre razões morais, mas também conflitos entre razões morais e razões legais, religiosas ou relacionadas com o interesse próprio. O dilema configura-se em uma situação em que um agente tem uma obrigação ou exigência moral de fazer duas ações, mas não pode fazer as duas.
Configura-se como dilema moral pois gera uma tomada de decisão que não pode ser resolvida facilmente e nem de forma "lógica". Envolve princípios de quem for julgar tal situação, além da aplicação dos mesmos na situação a ser julgada para assim realizar a análise que induzirá a definição se tal situação é ou não ética e por fim formular um juízo ético.
É importante resaltar que a análise da situação se dará em diferentes partes dependendo o que quer-se obter como ético. A Ética Kantiana preocupa-se que as ações tomadas seja éticas, independentemente de consequências. Já a Ética Utilitarista detêm-se nas consequências das ações a serem tomadas e logo a influência disso em demais "setores" da sociedade.
Utilizando da situação problema a nós lançada na 4ª aula antes de julgar se a mentira deve ser feita ou não, precisa-se analisar por que a mesma será feita?, o que ela poderá acarretar ou não?, todas as pessoas que encontrarem-se em tal situação podem utilizar essa atitude como padrão? quais outros caminhos podem serem seguidos se não a mentira? as consequências deles