Ética
Sabe a história de Átila, rei dos hunos, que viveu no século V e teve o cognome de “Flagelo de Deus” pelo terror supersticioso que provocava em seus adversários e cujo império não sobreviveu à sua morte. Que ensino ele nos deixou quanto á gerência empresarial? Nenhuma! Átila, o Huno, foi um mal sucedido, igual a tantos outros conquistadores.
Falo de Átila para entendermos que esta questão de falta de ética, é antiga, esta na Bíblia, Só Um foi completamente Ético e cumpridor na integra dos compromissos de sua missão. Voltando aqui, para quem deseja ter uma carreira longa e respeitada, um dos quesitos fundamentais é agir corretamente e isto é uma questão de consciência.
Ser ético nada mais é do que agir direito, sem prejudicar os outros. É o que chamamos de Altruísmo, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
“Empresas não são apenas entidades Jurídicas, elas são formadas de pessoas e só existem por causa delas, e estas poderão viver momentos de glória ou de fracassos da organização, e quando esta organização se destaca no mercado, mais ela deve preocupar-se com as relações éticas.
A função do Código de Ética e o seu cumprimento é fundamental para saber se esta ou aquela empresa é de confiança, é só verificar como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas, tanto internamente e externamente e é eficaz na solução quando eles surgem.
Uma empresa que cumpre a função de ser ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também de conteúdo ético: recolhe imposto, remunera