Ética
Prudência: Característica ou particularidade da pessoa que se comporta de maneira a evitar perigos ou consequências ruins. Em que há sensatez; que demonstra ou age com paciência; ponderação ou calma. Uma pessoa que tenha o hábito de adotar comportamentos imprudentes sujeita-se não só a colocar a sua própria vida em risco como a dos outros. Ser prudente é ser precavido. Os Egípcios representavam a prudência através de uma serpente de três cabeças (de leão, de lobo e de cão). No entendimento deles, o sujeito prudente deve ter a astúcia da serpente, a força do leão, a agilidade do lobo e a paciência do cão.
Temperança: Característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades. Particularidade de quem é comedido; moderado. A Temperança é considerada como uma das quatro virtudes cardeais. Ela pode ser definida como o hábito justo, que faz um homem governar seu apetite natural pelos prazeres dos sentidos, de acordo com a norma prescrita pela razão. Em um sentido a temperança pode ser considerada como uma característica de todas as virtudes morais; que ordena a moderação e como central para cada uma delas. É também, de acordo com S. Tomas de Aquino uma virtude especial.
Coragem: Senso de moral intenso diante dos riscos ou do perigo; em que há ou demonstra bravura; intrepidez. Confiança ou força espiritual para ultrapassar uma circunstância difícil; perseverança para enfrentar algo moralmente árduo.Característica da pessoa que pode ser considerada nobre de caráter; hombridade. Cuidado e perseverança no desenvolvimento de uma determinada ação; determinação. O músico Jorge Vercillo cita em uma de suas músicas “Ser feliz é pra quem tem coragem, Coragem é um dote, coragem é pra quem pode” . E também segundo o grande pensador Aristóteles “A Coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”.
Fortaleza: Força, vigor, robustez. Força moral. Para a doutrina cristã, a fortaleza é uma virtude cardinal que