Ética
Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais
Comentários Sobre o Conteúdo do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais
Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993
Ética e Serviço Social
Não se pode falar em ética sem que se fale em filosofia, haja vista ser esta a base da discussão sobre a ética, pois a reflexão ética é construída, historicamente, no âmbito da filosofia, tendo por objeto a moral. A ideia de ética surgiu entre os gregos, vindo da palavra ethos, que significa modo de ser ou modo de vida. Tomando por base a obra de Barroco Ética e Serviço Social–fundamentos ontológicos; será apresentada uma síntese do pensamento da autora, de forma a evidenciar tais fundamentos ontológicos e filosóficos da ética.
Portanto, segundo Barroco (2005) na perspectiva que nos orienta, a ética tem caráter ontológico-social-materialista; buscando, a partir da razão dialética, apreender, na totalidade sócio-histórica, as categorias ético-morais, desvelando suas particularidades e legalidades. De acordo com Barroco (2005) a moral se origina do desenvolvimento da sociabilidade e responde à necessidade prática de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socialização e a convivência social. Ela faz parte do processo de socialização dos indivíduos, reproduzindo-se através dos hábitos e expressando valores e princípios socioculturais dominantes, numa determinada época histórica.
O senso moral ou a moralidade é uma medida para avaliar se os indivíduos estão socializados,
de 38
05/09/2012 17:42
tualização em Serviço Social 2: Ética e Serviço Social
http://ead.ciclovirtual.com.br/mod/resource/view.php?id=5221
ou seja, se são responsáveis por seus atos e se apresentam comportamento de acordo com as normas e os valores socialmente determinados. A moral tem função integradora; estabelece uma mediação de valor entre o indivíduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua consciência e