Como opera a cultura - sociologia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
EDMÊ MOTA DE SOUZA
RESUMO
COMO OPERA A CULTURA
Pin-AM 2011
Trabalho solicitado pela Professora Sandra Damasceno docente da disciplina Sociologia da Educação I, aos discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM com o objetivo de obter nota parcial.
LARAIA, Roque de Barros. Como opera a cultura. In: __________. Cultura: um conceito antropológico. 23. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2009. p.66-93.
O autor Laraia expõe em sua obra que homens de cultura diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas e exemplifica através de experiências. A nossa herança cultural desenvolvida há muitas gerações nos condicionou a diminuir os valores de quem se desvia do comportamento/cultura padronizada, esse comportamento nos influência em ver o mundo de uma única forma não aceitando que outros valores nos sejam empregados concentrando assim as manifestações materiais da atividade do grupo, tais como, a língua, religião, costumes, expectativas e muito mais.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência considerar o seu modo de vida como o mais correto e natural, surgindo assim o etnocentrismo, é um fenômeno universal, e implica na crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade. Enfatiza-se também a cultura presente no plano biológico, o qual exemplifica, em lugar da supervalorização de sua própria sociedade, numa dada situação de crise que os membros de uma cultura abandonam a crença nesses valores, com isso, perdem a motivação que os mantém unidos e vivos. A cultura também é capaz de provocar a cura de doenças, reais ou imaginárias. Estas curas ocorrem quando o doente acredita na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais. A