ÉTICA
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura a sua sobrevivência, a sua reputação e consequentemente, os seus resultados
A Ética empresarial é "o comportamento da empresa - entidade lucrativa – quando age de acordo com os princípios morais e regras aceites pela comunidade”.
O código de ética
Tem um papel de facilitador, mas a qualidade dos objetivos, os meios disponibilizados, os mecanismos de avaliação de desempenho, as recompensas e sanções subjacentes é que contribuem para o comportamento ético esperado de uma organização.
Vantagens– Código Ética
Fornecer critérios ou diretrizes para que as pessoas se sintam seguras ao adotarem formas éticas de se comportar.
Garantir homogeneidade na forma de encaminhar questões específicas.
Aumentar a integração dos colaboradores empresa na cultura da organização
Vantagens:
Facilitar o desenvolvimento da competitividade saudável entre concorrentes.
Cofen
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais.
Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
Principais atividades do Cofen
Normatizar e expedir instruções para uniformidade de procedimentos e bom funcionamento dos Conselhos Regionais. Apreciar em grau de recurso as decisões dos CORENs;
Principais atividades do Cofen
Aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes;
Promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.
Principais atividades dos Corens
Deliberar sobre inscrição no Conselho, bem como o seu