Ética
Av. Irmãos Pereira, 670 -Fone/Fax (44) 3523-1982
CEP: 87.301-010 Campo Mourão – PR
Home Page: www.grupointegrado.br
ÁNALISE TEXTUAL:
CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA
E
ÉTICA E MORAL
Gilmar Souza
CAMPO MOURÃO
2013/02
“CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA” DE LUDWIG WITTGENSTEIN.
Ludwig Wittgenstein apresenta em seu texto uma visão inovadora sobre o que é ética e o estudo da mesma. Usando uma definição sugerida pelo professor Moore, ele diz que “A Ética é a investigação geral sobre o que é bom”, porém para ele a palavra ética tem um sentido muito mais abrangente que isso, podende ser vista como a investigação sobre o valioso, sobre o que realmente importa, ou ainda a investigação sobre o significado da vida, ou daquilo que faz com que a vida mereça ser vivida, ou sobre a maneira correta de viver.
O autor afirma ainda que o conceito é apenas uma aproximação do objetivo da ética, pois para ele, estas expressões podem desempenhar dois sentidos diferentes, sejam eles: o sentido trivial ou relativo ou o sentido absoluto ou ético,diferenciando o juízo relativo do juízo ético, usando exemplos do nosso cotidiano.
Para Ludwig, a ética é algo transcendente ao mundo físico do vocabulário,, uma vez que a ética não pertence ao mundo dos fatos, e é de valor absoluto, e não pode ser verbalizada, isso porque as nossas palavras só descrevem fatos, ou seja, valores relativos.
Há também a idéia do mau uso da linguagem, fato que ocorre a partir do momento em que se tem um pensamento de valor absoluto, entretanto a verbalização deste pensamento tem que ter sentido. Pois se dissermos: “Assombro-me da existência do mundo”, todos compreenderiam que através desta frase estaríamos tentando enfatizar que é espantoso, impressionante, admirável, etc. que o mundo exista e seja como é, porém para Ludwig esta expressão é característica do mau uso da linguagem, porque para assombrar-se da existência do mundo tal como