Trabalho 5° Período
1 – INTRODUÇÃO 3
2 – DESENVOLVIMENTO 4 3 - CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 Da Silva, Luiz Fernando Soares e Tarifa, Marcelo Resquetti, Ánalise Contábil, Pearson, 2009 9
1 – INTRODUÇÃO A pesquisa deste estudo teve por finalidade verificar o crescimento de uma empresa no ramo de cosméticos, O Boticário, e as perspectivas para tal setor. Levando–se em consideração as mudanças do mercado brasileiro. O estudo foi realizado dentro das disciplinas do período como Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais e Negociação. Assim, analisamos o desenvolvimento da empresa e os motivos que a levaram a tornar-se uma das maiores do setor, dentro da matéria abordada neste período estudado.
2 – DESENVOLVIMENTO
A grande empresa, O Boticário, que é uma das mais conceituadas no País, utiliza o CIM (Comunicação Integrada de Marketing). Este conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento de vendas. Mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Mas em um sentido amplo é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante. Esta sigla é o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções. Tem como base um sistema gerencial integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação: propaganda, publicidade, acessória de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações públicas. O papel da Comunicação Integrada de Marketing é desenvolvê-la buscando ampliar a integração com mercado. A Comunicação Integrada de Marketing, ou seja, a sigla CIM, abrange várias formas de comunicação. Dentre elas estão: