ÉTICA
Conjunto de valores e princípios que orientam a sociedade, padrão de comportamento.
Kant:
É um pensador que pensa que a ética é universalista, transcendental, ou seja além do tempo, o tempo não modifica e não destrói, por isso os padrões éticos têm que ser o mesmo para qualquer caso na sociedade. Como exemplo falar sempre a verdade é um princípio ético universal.
Socratismo x Sofistas
Sócrates buscava em meio da ironia fazer a pessoa perceber o quão limitado era seu conhecimento. Primeiro ele forçava uma definição do assunto sobre o qual a investigação versava; depois, escavava de vários modos a definição fornecida, explicitava e destacava as carências e contradições que implicava; então exortava o interlocutor a tentar nova definição, criticando-a e refutando-a com o mesmo procedimento; até o momento em que o interlocutor se declarava ignorante. Partindo do método irônico-refutador, Sócrates ajuda ao outro a ir em busca da verdade e principalmente empenhava na descoberta e na questão que sempre o incomodou: “Conhece-te a ti mesmo”
Sofistas
Sua característica mais marcante não é a busca do saber, mas antes de uma formação sobre os recursos da linguagem e também sobre a arquitetura das ideias pessoais em busca da conquista e vitória, retórico/oratória, do outro e seus argumentos. Ou seja para os sofistas se um argumento fosse bom, persuadisse quem está ouvindo, ele seria uma verdade, logo a verdade seria apenas um ponto de vista. os sofistas estão preocupados em vencer o discurso, com argumento retórico e não descobrir a verdade – alguns são considerados até mesmo cético ou relativistas, ou seja, que não acreditam em uma verdade ou não podem atingi-la;
O que é relativismo?
Teoria que defende que tudo tem um ponto de vista, de onde está sendo visto, onde está sendo executado, e as conseqüências disso dependem da ocasião, não é algo universalista.
Kant está entre o empirismo e o racionalismo.
Empirismo: Experiência –