Ética
Atividades Práticas Supervisionadas
Brasília – DF, 10 de Junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mas especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.
Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exigem a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia.
Na medida em que as resoluções de caráter ambiental são questionadas acerca de sua viabilidade em relação ao impacto ambiental, as demais decisões podem e devem ser discutidas considerando os seus efeitos econômicos e sociais.
Administração corporativa, sustentabilidade, ética nos negócios e na empresa, balanço social, grau de reputação, relatórios de sustentabilidade, responsabilidade social ambiental, empresa cidadã, marketing relacionado a causas, todas essas preocupações mostram as tendências atuais das instituições, organizações e empresas com o objetivo de fazer desses temas uma realidade do dia a dia de empresários, dos executivos, dos administradores, dos empreendedores e de todos os profissionais que transitam pelo mundo dos negócios.
O administrador precisa estar capacitado para entender as necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer sua função na empresa , seja pública, privada ou de terceiro setor, de forma, íntegra, transparente e responsável. Todo o profissional como administrador precisa exercer zelo à profissão,