ética e o meio ambiente
Falar de ética ambiental ou das relações do ser humano com o ambiente, nada mais é do que refletir sobre as relações entre o comportamento humano e as consequências da sua intervenção no ambiente.
Os homens no inicio preocupavam apenas com sua sobrevivência, não existiam outras ambições. Ao longo dos anos os homens com sua inteligência, além de sobreviver, passaram a usufruir do planeta, transformando seus recursos naturais. E o mundo moderno vai além disso, não apenas usufrui de uma maneira que não degrade o ambiente, mas domina a natureza, e extrai o máximo que conseguir dela, sem pensar no modo que ela reagirá, nos outros seres vivos, e no nosso próprio futuro.
E essa atividade do homem começou a ter grandes impactos na natureza com consequências que nem imaginamos ainda. Poluição de lagos, oceanos, destruição da camada de ozônio, desmatamento desenfreado, animais em extinção e outros extintos. Com tantos danos a terra o homem começou a perceber que se não mudar seu modo de agir, ele será extinto, e volta na questão de sobrevivência onde o ser vivo é capaz de fazer tudo por ela.
Com isso também vem o conceito de desenvolvimento sustentável, diversos projetos incentivando a manutenção e melhora do mundo em que vivemos sem que deixemos nossa tecnologia para trás, empresas investindo em recursos renováveis, redução da emissão de gases poluentes.
Estamos cuidando mais da natureza, do nosso mundo, mas ainda não é suficiente, estamos longe do ideal, de cultivar bem nosso mundo. Mesmo que tarde percebemos, não por nossa vontade, mas pelos desastres que vem acontecendo no mundo inteiro, matando milhares de pessoas, resultado dessa exploração sem limites do homem na natureza. Eu me pergunto quando vamos acordar realmente?