ÉTICA E MEIO AMBIENTE
O escritor conceitua a ética como o conjunto de atividades necessárias para a existência humana. Já a ética ambiental, para ele, tem por finalidade a articulação da relação do homem com a natureza, “enquanto a moral ambiental está voltada para o indivíduo”. E, apresenta a conceituação do ethos, afirmando que ethos é o costume que gera, como consequência, novas práticas, por isso a preservação dos bons costumes, pois realiza um importante papel na junção do indivíduo com a natureza. A ética é uma palavra simples de pronuncia fácil, que tem muita importância no dia-a-dia da população. Mas todo mundo sabe o que é ética? Podemos dizer que quase todos sabem o significado ou pelo menos pensam que sabem, mas quase ninguém sabe explicar. Todos nós já ouvimos a seguinte frase: “devemos ter ética no trabalho, para ser um bom profissional”, muitos até já foram na frente do espelho, olharam para si mesmo e disseram “tenho ética no meu trabalho!”, mas, apesar da ética ser um ferramenta indispensável para a vida social, muitos de nós acabam esquecendo a relação ética entre individuo e sociedade. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Josafá apresenta também a relação harmoniosa das culturas tradicionais e a natureza, como o fato dos costumes adquiridos por essas culturas dependerem da natureza circundante, fazendo com que a vida desses povos fique determinada pelos ritmos do meio ambiente.
Tenta mostrar o valor dado ao espaço e ao território para essas culturas, pois não é visto como uma visão econômica e sim para um lugar de “sobrevivência tribal”. Esses povos veem a importância de equilíbrio entre o processo de uso e retirada dos seres da natureza, chamado por Josafá de princípio do controle natural do ambiente. Hoje no mundo globalizado a preservação ambiental esta sendo muito mencionada em todos os