Ética e Serviço Social
UNIDADE SÃO CAETANO DO SUL
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
QUARTA SÉRIE ÉTICA PROFISSIONAL
ATPS: ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
INTEGRANTES:
GILCÉA GOUVÊA DE OLIVEIRA – RA: 6948475394
HELIDA REGINA BARBOSA PERUSINI – RA: 6750359976
JULIANA PEREIRA LOPES – RA: 6944450744
MARIA JOSÉ JUREMA DE SOUZA – RA: 6750352444
SIMONE REGINA MARTINS DE OLIVEIRA – RA: 1299488190
TUTOR: PAULETE PEREIRA MENDES SÃO CAETANO DO SUL
NOVEMBRO DE 2014
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO
O presente trabalho expõe como tema principal a ética, mais precisamente, a ética profissional, que é essencial para o bom desempenho das atividades de qualquer empresa e para o bom relacionamento entre funcionários.
Sabe-se que as modificações sociais induziram os homens e os grupos aos quais pertenciam a se organizarem, elaborando suas diretrizes e valores morais, expressos na consciência, como produto de atitudes práticas. Esses valores morais exprimem o próprio pertencimento desse grupo na sociedade, pois é o reflexo dele, e inversamente, os valores sociais expressos nesse grupo.
As ações profissionais devem ter como direção social uma postura ética comprometida com a sociedade e seu desenvolvimento, o que lhe cita o caráter político, esse compromisso ético profissional apoia-se em princípios presentes no código de ética, sendo tais princípios a síntese do conhecimento acumulado da profissão, fruto das transformações da sociedade.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar um pouco, dependendo da área de atuação. No entanto, há componentes da ética profissional que são universais como: a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
O Código de Ética do Serviço Social (Lei 8662/93) representa uma ruptura com o conservadorismo ético profissional, como também vincula a teorização marxista aos conceitos e pressupostos éticos.
TRABALHO, ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
O trabalho é uma atividade com o papel de buscar