Ética e responsabilidade social
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
junho – 2013
Rio de Janeiro - Brasil
Disciplina: Ética e Responsabilidade Social
Objetivo: Como objetivo principal, pretende-se à transmissão de conhecimentos que permita a formação de um profissional ético e comprometido com a sociedade, com visão sistêmica e coerente, com análise crítica e capaz de compreender os elementos constitutivos do ordenamento jurídico do País e da sociedade, classificando a doutrina de maneira a instruir e permitir que o graduando possa elucidar e solucionar pacificamente as controvérsias do dia a dia.
– ÉTICA GERAL
2.1. Introdução
Utilizar-se em demasia de certas expressões faz com que seu sentido perca intensidade, como se o emprego frequente importasse em debilidade semântica. Isso ocorre com Justiça, Liberdade, Igualdade e também com Ética.
A inovação exagerada a tais palavras, em contexto as mais diversas, conseguiu trivializar seu conteúdo. Situam-se em todos os discursos, ensaios e manifestações. Ante seu pronunciamento, os ouvidos se socorrem de certa insensibilidade, pois todos acreditam já ter assimilado as idéias nelas contidas.
O núcleo comum dessas palavras é sua evidente carga emocional. São expressões que transbordam sentimentos.
Entretanto, nunca foi tão necessário, como hoje se mostra reabilitar a Ética.
Nota: Se vier a ser recomposto o referencial de valores básicos de orientação do comportamento, será viável a formulação de um futuro mais promissor para a Humanidade ainda envolvida no drama da insuperação das angustias primárias.
Conclusão: Esse é o papel da Ética no limiar do terceiro milênio.
2.2. Conceito de Ética
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
2.2.1. É ciência?
É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio.
2.2.2. O objeto da Ética
O objeto da Ética é a moral.
2.2.3. Moral
A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A