Analise de investimento
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
PROFESSOR EAD. IVONETE MELO DE CARVALHO
PROFESSOR PRESENCIAL SILVANA MACHADO
São José dos Campos/SP
2013
SUMÁRIO
ETAPA 1 3
ETAPA 2 5
ETAPA 3 11
ETAPA 4 ..................................................................................................................................20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
ETAPA 1
TIPOS DE INVESTIMENTO
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
"Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis).
Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:
1. Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
2. Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos