ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
No cenário mundial, é notável o acontecimento de inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. A aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resulta em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados. Por este motivo trataremos de dois assuntos que interligam a relação entre as instituições, mercados, organizações e sociedade, Ética e Responsabilidade Social.
A Ética entendida como moral, costume ou hábito tem por objetivo encontrar a melhor conduta e maneira de viver, em relação às atitudes de cada individuo na sociedade. Ela pode também ser usada como estratégia não apenas de sobrevivência, mas, sobretudo, expansão dos negócios. Diferente do que muitos pensam a ética não deve ser vista como ameaça ou obstáculo, e sim como alavanca para o sucesso das empresas.
Sendo assim com intenção de integrar toda uma organização, vamos entender um pouco mais sobre Ética Empresarial, bem como atitudes da empresa que levam a este objetivo, um bom exemplo Responsabilidade Social.
Através da ética empresarial é possível analisar as regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas no meio empresarial.
O mundo atual que esta em constante mudança por causa da competitividade e a agilidade em que tudo acontece, oferece as pessoas uma variedade enorme de fatores de satisfação, tarefas e alternativas. Mas com tudo isso se agrega também maiores responsabilidades a cada dia.
Os primeiros estudos que trata um dos comportamentos da ética a responsabilidade social, tiveram inicio nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As manifestações surgiram em 1906, porém não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialistas.
Somente com o surgimento do movimento ambientalista, que cresceu a percepção entre os consumidores dos