Ética e Responsabilidade Social
MBA EM ADMNISTRAÇÃO
RODOLFO MARCONDES
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
SÃO CAETANO DO SUL
2014
A Ética e a Responsabilidade Social como Contribuição para a Imagem Reputacional da Empresa
USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
MBA em Adminsitração – Ética e Responsabilidade Social
01/09/14
Rodolfo Marcondes
1 INTRODUÇÃO
Empresas que pretendam ganhar espaço devem adotar modernas práticas de gestão como diferencial estratégico competitivo. Assim, as empresas que desempenham sua função social de forma correta e divulgam transparentemente as ações empreendidas têm maior propensão a se tornarem respeitadas e admiradas. Empresas que atuam em mercados consumidores modernos, cada vez mais exigentes, tendem a ampliar o propósito da responsabilidade social para além das responsabilidades legais e econômicas, procurando desenvolver ações sociais e ambientais mais amplas nas comunidades em que exercem suas atividades. Cada vez mais a imagem que as empresas gostariam de passar a seus clientes seria a de uma empresa ética.
Na verdade, elas querem demonstrar que são organizações inatacáveis, alinhadas com a moral do tempo e sintonizadas com os costumes vigentes. A empresa, ao se estabelecer, é conhecida por sua razão social ou nome de fantasia, o qual passa a ser associado às características e ao desempenho demonstrado no passado. Passa ela a ser reconhecida pelo nome e pelas atuações no mercado, gerando imagens configurativas que levam à construção da reputação na percepção das pessoas.
Para alguns, ser socialmente responsável significa atuar dentro dos parâmetros legais; outros acreditam que o foco é através da caridade, filantropia ou mecenato; e, poucos ainda a praticam como uma estratégia de negócios. Nesse sentido, ações sociais das empresas podem, em alguma medida, gerar valor ao negócio e capital reputacional às empresas.
Mais recentemente, alguns