Ética e responsabilidade social: falar menos e agir mais
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
FRANCISCO DAS CHAGAS CARVALHO JÚNIOR
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: FALAR MENOS E AGIR MAIS.
NATAL – RN
2012
FRANCISCO DAS CHAGAS CARVALHO JÚNIOR
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: FALAR MENOS E AGIR MAIS.
Artigo desenvolvido durante a disciplina Ética nas Organizações, como parte da avaliação referente a 3ª unidade do semestre 2012.2.
Professora: Ana Patrícia Rodrigues Leite
NATAL – RN
2012
Resumo
A ética e responsabilidade social sempre ocuparam um papel coadjuvante nas boas práticas das empresas. A visão capitalista até meados da década de 1950 proporcionava a ideia que tal preocupação resultaria em redução de lucros, no entanto, a concorrência, a globalização e especialmente a mudança cultural, desmistificaram tal conceito. O que outrora foi visto como barreira organizacional, hoje é compreendida como diferencial competitivo, proporcionando as corporações que a aderem maiores fatias no mercado. O objetivo deste artigo é entender o significado e importância da preocupação social, avaliando ainda as ações que estão ligadas a esta responsabilidade. Para isto, foram realizadas análises em referencias que tratam deste assunto e exemplos de organizações que se inserem no contexto da cidadania nas corporações.
Palavras chave: Empresas; Responsabilidade Social; Ética; Cidadania
1. Introdução
Diante da forte desigualdade social, no que se refere à educação, saúde e empregabilidade, as empresas cada vez mais procuram desenvolver uma política igualitária na sociedade. Eventos em que se discute acerca