Ética e Política
[S.l.]: Conselho Federal de Medicina, 2012. p. 1–6.
Relações de conflito o Conflitos entre os princípios da ética e a realidade da política. o Na Antiguidade, a crítica pela perspectiva da ética era feita pelos filósofos em nome do ideal da "vida digna" sobre as políticas dos governantes que buscavam a glória. o Na Idade Média, o objetivo do pragmatismo estava ligado a estabilidade dos reinas e à glória dos príncipes, enquanto a critica pela perspectiva ética era feita em nome dos princípios da moral cristã que deviam pautar os "bons governos". o Na modernidade, o eixo do pragmatismo transferiu-se para a eficácia vista pela ótica do econômico, enquanto a critica ética se fundava nas ideologias da igualdade econômica e da justiça social. A dialética da política com a mentira o Relação dialética de conflito. o Mentira política, como uma espécie de agressão mais aceitável aos princípios morais.
Projetos e informações que tinham de ser mentidos em segredo nos círculos mais íntimos do poder o Muito além do uso da mentira, casos bem mais graves de violação de princípios morais, como o assassinato de inimigos perigosos, são cometidos secretamente em nome dessas razões de Estado. o Atividade política necessariamente tem uma dimensão que é o
"fazer imagem", construir e cultivar a imagem do líder – forjar imagem. o Política lida muito com "versões", e não tanto com verdades científicas. A versão é um tipo de informação imediata e oportunista, naturalmente sujeita ao erro e ao equívoco.
Esforços de mobilização para adesões populares de sustentação Promessas sabidamente irrealizáveis, buscando a eficácia no que concerne aos objetivos desejados.
BRAGA, Roberto Saturnino. Ética e Política. Desafios éticos.
[S.l.]: Conselho Federal de Medicina, 2012. p. 1–6.
Conflitos da ética com a política o Os conceitos tem tudo a ver com o Ser do homem em sociedade. o