Ética e política
Ética é um dos ramos mais importantes da Filosofia.
Ética trata do estudo dos problemas individuais e Política trata dos problemas Sociais e deveriam caminhar juntos para os antigos.
Epicurismo e Estoicismo
Epicurismo (escola fundada por Epicuro 341-270 a.C), cultuar o espirito e a virtude buscando o autodomínio seriam os meios para viver com prazer. Para Espicuro essa seria a finalidade máxima.
Estoicismo (fundada por Zenão 334-262 a.C), os valores mais importantes seriam a justiça e dever.
Maquiavel
No início do século XVI, o italiano Niccolò Machiavelli (1469-1527), ou Maquiavel modifica totalmente o pensamento político com sua obra “O Príncipe” sendo um marco da modernidade tornando a política com lógica própria e independente dos princípios éticos morais e religiosos.
Rousseau
Jean-Jacques Rousseau representante do Iluminismo (1712-1778). Sua ambição é fundar bases racionais para o Estado e estabelecer os princípios do Direito.
A tentativa era combater o Absolutismo ou seja o poder inquestionável.
Montesquieu
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu representante do Iluminismo (1689-1755). Estabelece a divisão dos poderes como ainda a conhecemos hoje, executivo, legislativo e judiciário (despotismo, monarquia e república).
John Locke
John Locke (1632-1704), parece associada à idéia da propriedade natural que o homem tem sobre sua própria pessoa e seu próprio trabalho, e por conseqüência sobre os frutos de seu trabalho. Além de também não incluir a idéia de subordinação e pode inquestionável.
Kant
Immanuel Kant (1724- 1804) discute o fundamento da moral.
O princípio da vontade geral, do bem comum, fundamento do Estado em Montesquieu, Rousseau e Locke, é ampliado em Kant.
A vontade encontra-se submetida a leis racionais e a Ética não está totalmente desvinculada do Estado, como em Maquiavel.
Segundo a filosofia kantiana, obrigado a ser livre, obrigado a agir livremente (de acordo com as leis