Ética e Politicagem
Politicagem é a arte de persuadir e mentir usando muitas vezes do poder da política ou do analfabetismo político para alcançar objetivos pessoais através da corrupção.
2. O homem é um animal político porque tem o poder em suas mãos e sabe fazer política para obter este poder, negociando e se corrompendo, muitas vezes.
Em todas as sociedades e grupos há política: na igreja, no ambiente de trabalho, na escola, enfim, há sempre uma hierarquia e divisão de poderes.
3. Ética é um conjunto de regras, princípios ou maneiras impostas por um grupo ou pela sociedade em que se vive. Podemos dizer ainda, que são estas “regras” que orienta o comportamento do homem em relação a outros homens. Já a moral é o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. A moral existe a partir do momento em que o homem percebe-se e distingue o bem e o mal.
A ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano, enquanto a moral se fundamenta na obediência as normas, costumes ou mandamentos culturais, sociais, etc.
A moral está relacionada aos costumes e encontra-se com a ética, pois hábitos e costumes não podem dela ser separados.
4. Todo ser é livre, o que nos prende é a consciência de que eu posso fazer o que eu quiser desde que não atinja o outro. Por exemplo, sou livre para sair nua, mas o que me prende é a minha consciência de que esta atitude afetaria a liberdade de outra pessoa que não quer presenciar este fato.
A consciência é a existência, por isso o homem é absolutamente livre. O ser em si é o que é; a consciência não é objeto. A liberdade é a escolha do próprio ser e essa escolha é absurda, mas o homem não pode fugir dela.