Filosofia
2. O homem é um animal político (ARISTÓTELES). Justifique essa afirmativa.
3. Defina ética e moral.
4. Estabeleça a relação entre liberdade, consciência e criticidade?
1- Política = arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).
Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.
Por exemplo, se preocupar com o futuro da nação ao invés de perseguir governos anteriores, é Política. Acobertar denúncias de corrupção do governo anterior é Politicagem. Entrar em acordo com partidos políticos adversários para melhor poder governar um país, é fazer Política. Trocar apoio político por dinheiro, é Politicagem!
2-Para Aristóteles a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.Por isso o homem é um animal político,ele se preocupa em fazer um bem maior para a sociedade em que vive.
3-ÉTICA: É o conjunto de regras, princípios e maneiras que dirigem determinados grupos sociais.São conjuntos de valores que orientam o comportamento de um ser humano para o outro.
MORAL:É o conjunto de normas que o homem acha certo em seu comportamento em sociedade.A moral existe a partir do momento em que o homem sabe distinguir o certo do errado.
4-É preciso ter consciência para poder criticar algo ou alguém,ainda mais ter liberdade para expor seus pensamentos perante a