Ética e Pesquisa em Animais
FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO – FAB
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: TEMAS ATUAIS EM BIOLOGIA
Giliane Miranda
Jacson Martins
Manases da Silva
Ética em pesquisa com animais
Rio Branco
2013
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO – FAB
Giliane Miranda
Jacson Martins
Manases da Silva
Ética em pesquisa com animais
Seminário de pesquisa apresentado à disciplina de Temais Atuais em Biologia como exigência parcial para nota da avaliação N1, do curso de Ciências Biológicas.
Professor: DSc. Rodrigo Souza Santos
Rio Branco
2013
Sumário
Introdução
Nos últimos trintas anos, o comportamento social em relação aos animais modificou-se consideravelmente. As mudanças decorrentes desse fenômeno refletiram-se como criticas ao uso de animais em pesquisas e no ensino. O controle sobre tais experimentos induziu a formulação de normas legais voltadas à experimentação animal em ciências biomédicas.
Talvez, o tema mais delicado e mais polêmico no campo da bioética e do relacionamento da sociedade com a ciência de uma forma geral: as pesquisas com animais. O uso de animais em pesquisa é conhecido há milhares de anos. Nas últimas décadas têm-se debatido as vantagens e desvantagens do uso de animais em pesquisa, bem como a adequação ética dos procedimentos. O conflito da utilização de animais para pesquisa e a importância dos conhecimentos gerados têm sido publicamente discutidos. Instituições de pesquisa e órgãos governamentais estabeleceram regras, tanto para os que criam, quanto para aqueles que utilizam animais de laboratório em experiências científicas. Princípios éticos, códigos e legislações sobre o tema têm sido criados em diferentes países, inclusive no Brasil. É necessário ampliar a ética em um momento de poderio tecnológico e crise ecológica. O direito dos animais deve ser