Ética e Moral no Futsal
Turma: 2º ano de Mecânica e Eletrotécnica.
Sumário
Introdução.......................................3
Desenvolvimento..................................4
Conclusão........................................5
Referencia Bibliográfica.........................6
Introdução
Enquanto a moral corresponde ao conjunto de valores e regras que norteiam o nosso comportamento nas relações sociais, a ética diz respeito á reflexão sobre os diversos atos praticados na coletividade e sua relação com o bem comum. A ética é a ciência que estuda as relações do homem com a moral. Ela e só ela é capaz de distinguir o que é certo do que é errado. A sociedade sem ética é, também, uma sociedade sem organização, sem liberdade e sem transparência.
Ética e Moral no Futsal
A Ética do desporto é a parte de uma problemática que abrange todos os domínios da atividade humana. De certo modo, a ética desportiva postula o retorno às origens da prática desportiva e ao espírito que tinha em suas características a lealdade, o fair-play, a justiça, a igualdade de oportunidade, o respeito pela pessoa do adversário.
A defesa da ética desportiva confunde-se, pois, com a defesa do próprio fenômeno desportivo, sendo, por esse motivo, responsabilidade de todos e do estado, em particular. Decorre desse princípio, a necessidade permanente de aperfeiçoar a legislação tendente a prevenir e a punir as manifestações antidesportivas, resignadamente a violência associada ao desporto, à dopagem, a corrupção e qualquer forma de discriminação social.
Aparentemente, não parece ser uma tarefa difícil falar de ética no desporto aqui em nosso país. Os exemplos de falta de ética estão na mídia com frequência quase que diária. Podemos citar alguns exemplos como os fatos ocorridos recentemente no futebol brasileiro, o caso Luxemburgo, o contrato Nike com a CBF, as falsificações de idades (famoso “gato”), o