redes
Prof. Samuel Zaratim
RESUMO - O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os conceitos relativos aos aspectos socioculturais do Futsal. O futsal é parte da cultura brasileira e sua visibilidade tem chamado atenção para a sua prática enquanto fenômeno social estabelecendo mudanças no comportamento de seus praticantes. O texto apresenta temas relacionados com o esporte, a cultura, a educação, gênero e a responsabilidade do estado.
Palavras chave: esporte, a cultura, a educação, gênero e a responsabilidade do estado.
Abstract – This paper aims to provoke thinking about the concepts of Futsal sociocultural aspects. Futsal is part of Brazilian culture and its visibility has called attention to its practice as social phenomenon by establishing changes in the behavior of its practitioners. The text presents topics related to sports, culture, education, gender and state responsibility.
Keywords: sports, culture, education, gender and state responsibility
Introdução
O universo sociocultural do povo brasileiro conduz toda uma nação à construção de saberes e preferências que resultam dentre tantas, o gostar de “jogar bola”. Essa analogia privilegia também aqueles que de alguma forma participam dessa dimensão cotidiana apresentada por alguns contextos particulares, nesse caso a sociabilidade dos atores do futsal em seu ethos diário.
Segundo GEERTZ (1989, p. 143) o “ethos de um povo é o tom, o caráter e a qualidade de vida, seu estilo moral e estético e sua disposição, é atitude subjacente em relação a ele mesmo e ao seu mundo que a vida reflete”. Para a grande massa praticante do futsal a dinâmica esportiva propagada proporciona interesses no desenvolvimento de conceitos e atitudes que farão sua prática prazeirosa a partir das culturas envolvidas na comunidade.
O futsal, também conhecido como futebol de salão, apresenta um entusiasmo que é adquirido através da participação da sociedade brasileira. Isto valoriza a experiência