RAD Vistoria Dos Lix Es
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA AMBIENTAL
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Degradação Ambiental pela disposição de Resíduos Sólidos no Solo.
Docente: Karina Patrícia Vieira de Cunha
Discente: Tayane Sousa Vanderley.
Natal/RN, 2014.2
1. Apresentação
De acordo com a resolução do CONAMA nº 404, de 11 de novembro de 2008 considera que a disposição de resíduos sólidos inadequada de resíduos sólidos constitui uma ameaça a saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações. A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é muito atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário para enfrentar os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos sólidos, tendo posse de um conjunto de ações para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.
Sabe-se também das dificuldades dos municípios de pequeno porte para implantação de sistema de disposição de resíduos sólidos urbanos, este trabalho, visa verificar a situação das áreas de disposição final dos Municípios de São João do Sabugi/RN e Nísia Floresta/RN, a fim de identificar irregularidades e propor melhorias para a recuperação de áreas degradas e gestão dos resíduos sólidos municipais.
2. Caracterização da área
2.1. São João do Sabugi/RN. O município de São João do Sabugi limita-se com os municípios de Caicó, Ipueira e Serra Negra do Norte e com o Estado da Paraíba, abrangendo uma área de 286 km². A população foi estimada no ano de 2011 em 5.939 habitantes pelo IBGE. As principais atividades econômicas na região são: Agropecuária e comércio.
2.1.1. Clima
Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa de verão e outono, que ocorre entre