ÉTICA E MORAL NA SOCIEDADE
A ética é essencial para a convivência em qualquer sociedade, consiste no caráter, no modo de ser, e no comportamento de cada indivíduo. Tem a função de estabelecer certo equilíbrio e um bom funcionamento social, e assim possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Ética não pode ser confundida com moral, que é a obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais ou religiosos. Ou até mesmo com a lei, que com certa freqüência têm base nos princípios éticos. A Ética e a moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas essa liberdade tem algumas limitações que a própria lei natural impõe ao ser humano.
É construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, fazendo com que cada grupo possua seus próprios códigos de ética.
Também existe a ética de determinados grupos ou locais específicos, tais como a ética médica, ética no trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, entre outras.
Deste modo uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antético. A fim de adequar as mudanças sociais ocorridas no decorrer dos anos, o Código de Ética passou por recente revisão, na busca de adequá-lo, “às demandas contemporâneas e à expansão das perspectivas futuras”. Uma vida feliz é vida ética ou vida moral? Justifique suas respostas.
Para Aristóteles, a amizade é uma virtude indispensável para a produção da felicidade. Ela é o objetivo ultimo da vida moral, aquilo que define o ápice de uma vida corretamente vivida. Ser amigo é, sobretudo, ser ético. É amigo aquele que realiza em si e junto dos outros a excelência moral, em desejar o bem incondicionalmente. É uma convivência íntima, agradável e benéfica, por isso capaz de produzir felicidade.
Entendo que ela é uma das necessidades mais importantes do ser humano. Não se pode viver sem amigos. Para Aristóteles, o homem é um animal político e