Ética e liderança
Caso – Farmácia Cruz Ltda
Fcia Cruz
[pic]
Cláudia Mendonça Santos
Em setembro do ano de 2010, período de mudanças na estrutura organizacional da filial do Rio de Janeiro da Farmácia Cruz, a Coordenadora do Setor Fiscal, Cláudia, encontra-se no dilema de autorizar ou não a promoção do seu funcionário Mario, para uma nova oportunidade em outro setor da empresa.
A Farmácia Cruz Ltda é uma empresa que há mais de cinco décadas, deu seus primeiros passos para se tornar uma das mais importantes distribuidoras do mercado farmacêutico brasileiro. Tudo começou no ano de 1955 na cidade de Laranjeira do Sul, no interior do estado do Paraná, onde dois farmacêuticos inauguraram a farmácia Santa Cruz. Duas décadas depois, a distribuição passa a ser a principal atividade da empresa e o primeiro Centro de Distribuição é inaugurado na cidade de Curitiba. Atualmente atende a 85% do mercado farmacêutico nacional e com doze Centros de Distribuição presente nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e mais uma sede corporativa no estado de São Paulo. Com atuação focada em amplo conhecimento de mercado e constantes investimentos no capital humano e tecnológico, a Santa Cruz se mantém como uma das líderes do mercado.
Cláudia, Bacharel em Ciências Contábeis, líder do Setor Fiscal desta empresa a quase doze anos, sempre comprometida com as atividades tributárias da filial e com o bem estar e harmonia de sua equipe, procurando ser justa, coerente e firme em suas decisões, começou sua experiência dentro da liderança com apenas dois funcionários e hoje lidera um grupo de dez pessoas.
Em meio a muitas mudanças, tanto na estrutura funcional como organizacional, Cláudia ficou ciente da existência da vaga de Assistente de Recebimento no Setor de Logística, onde seu funcionário Mario, estaria sendo procurado informalmente por Oséias, Supervisor daquele setor.