Liderança e ética
“Liderança é o processo de desenvolver ideias e uma visão, viver de acordo com valores que dêem suporte a tais ideias e visão, influenciando terceiros a incorporarem-nas em seus próprios comportamentos, bem como tomar decisões difíceis sobre pessoas e demais recursos.” (M. Tichy) A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. O líder é aquele que reflete os atributos específicos da liderança. Em contraste, o administrador ou gerente dirige o trabalho dos demais e é responsável pelos resultados. MODELOS BÁSICOS DE LIDERANÇA Dos vários modelos de liderança que nos são apresentados por multiplicidade de autores, existem dois que acabam servindo de base para todos os demais. São eles:
- Traços de liderança;
- Modelo Comportamental da Liderança.
- Modelos contingenciais. Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Existe alguma evidencia de que cinco traços são compartilhados pela maioria dos líderes bem sucedidos:
- Inteligência: apresentam um nível de inteligência geralmente superior ao dos subordinados;
- Maturidade: normalmente apresentam um grau de maturidade mais elevado quando comparado ao de seus liderados;
- Amplitude de interesses: operam com uma variedade de interesses e áreas do conhecimento;
- Alto motivação e necessidade de realização: são altamente voltados para a obtenção de resultados.
- Honestidade: tendem a ser pessoas integras, mostrando coerência entre os valores que incorporam e defendem, e suas praticas organizacionais. “Os gerentes eficazes, em outras palavras, se diferem tão amplamente como os médicos, professores secundários, ou violonistas. Diferem tão amplamente como os ineficazes; são mesmo