Processos industriais
COLÉGIO PRÁXIS
SÃO PAULO
2011
PROCESSO INDUSTRIAL
Sumário do processo siderúrgico de obtenção de aço
Dos processos siderúrgicos de obtenção de aço os principais são os que partem do minério de ferro por redução em alto forno a ferro gusa e posteriormente conversão em aço, processo integrado, e os que, não realizando a etapa de redução, partem de sucatas ou gusa que são fundidas convertidas em aço como no processo integrado. Destes, o mais utilizado em larga escala é o processo siderúrgico integrado, que além da produção de gusa em alto forno envolve etapas suplementares de produção de coque, agente redutor, e tratamento do minério de ferro, normalmente por sinterização. Alternativamente ao coque algumas siderúrgicas utilizam o carvão vegetal como agente redutor. Assim como em unidades não integradas produz-se o gusa,
Comercializado como matéria prima para produção de aço.
Sinterização
A sinterização é o tratamento normalmente utilizado para uniformizar a geometria e consequentemente o processo de redução dos óxidos de ferro, constituído em sua maior parte por Fe2O3 e Fe3O4 (hematita e magnetita respectivamente), à gusa, ligam constituída de ferro e carbono.
Na sinterização o minério, contendo 60-70% de óxidos de ferro e demais impurezas como sílica alumina, é moído e granulado com carvão finamente dividido. Os grânulos são aquecidos ocorrendo a fusão e a aglomeração do material formando pequenas esferas rígidas e uniformes, que proporcionam um fácil escoamento e a rigidez necessária para a sua utilização no alto forno, além de maior porosidade da carga, melhorando o desempenho da redução.
Devido ao processamento de material particulado contendo sílica, além do manuseio de carvão, esta etapa apresenta como principal risco a geração de poeiras de minério de ferro e sílica, além do calor gerado pelo aquecimento e o ruído dos transportadores e moinhos.
Coqueificação
O coque é a fonte de