Ética e Filosofia
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: CFP, 2005. Disponível em: < http://site.cfp.org.br/documentos/confira-o-novo-codigo-de-etica-profissional-do-psicologo/ >.
Acesso em: 22 set. 2014.
Fabiano Araújo Alves
Aluno do 1º sem de Psicologia
Profº. Fábio Liborio Rocha
UDF, Brasília, Brasil.
Esta resenha tem por objetivo suprir a demanda da disciplina de Ética e Filosofia aplicada ao Psicólogo dirigida pelo curso superior de Psicologia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Trata-se de uma resenha crítica-descritiva acerca do novo Código de Ética que rege a profissão do psicólogo, que entrou em vigor em 27 de agosto de 2005.
A nível de informação “O primeiro Código de Ética que orientou a conduta dos(as) psicólogos (as) foi elaborado pela Associação Brasileira de Psicologia em 1967 e conforme a Resolução CFP 008/1975 "oficiosamente" pautava as atividades do(a) psicólogo(a). Em 1975, o CFP aprova o Código da Associação Brasileira de Psicologia com algumas modificações e o publica como o Código de Ética dos Psicólogos do Brasil. Em 1979, a Resolução CFP 029/1979 revoga a anterior e estabelece o novo Código de Ética dos Psicólogos. O terceiro Código é publicado em 1987 (Resolução CFP 002/1987) e o atual em 2005 (Resolução CFP 010/2005)”.
Fonte:
O código inicia com um breve agradecimento por seu preparo aos profissionais que participaram direta ou indiretamente de sua consolidação, citando o XII e XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia como responsável e finalizador respectivamente, do presente documento. Segue com a descrição de sua resolução datada enumerada como
CFP nº 010/05.
Abre-se uma apresentação citando sua necessidade às profissões, vale destacar o primeiro e segundo parágrafos desta apresentação com uma definição bastante relevante para o caso: “Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas