Ética e Educação
Campus Virtual
Disciplina: Ética e educação
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção a entrevista abaixo e, em seguida, responda as questões propostas:
ENTREVISTA
Da ética antiga à moderna
Por Humberto Pereira da Silva
Nesta entrevista, o jurista Fábio Konder Comparato fala sobre seu novo livro e critica o "maquiavelismo de botequim" na política brasileira.
Em "Ética - Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno" o sr. adota tanto o método estrutural quanto o histórico. Seguindo esse duplo método, nota-se que as palavras "ética" e "moral" têm recebido tratamentos diversos ao longo do tempo para as mais variadas culturas e correntes de pensamento; como o sr. distingue essas duas palavras?
Fábio Konder Comparato: Logo no início da "Introdução" do meu livro, emprego a palavra "ética" num sentido bem largo, abrangendo o conjunto dos sistemas de dever-ser, que formam, hoje, os campos distintos do direito, da moral e da religião. Bem sei que a distinção entre ética e moral foi feita várias vezes na história da filosofia. Mas não me filio a nenhuma corrente de pensamento que a tenha feito. O importante, a meu ver, é reconsiderar em seu conjunto esses três grandes sistemas de regulação da conduta humana, os quais, na Antigüidade, como salientei, formavam um só. O mundo moderno não apenas distinguiu direito, moral e religião, como os opôs entre si. Penso que já é hora de voltar a ver a floresta e não apenas enxergar as diferentes árvores que a compõem.
O livro está dividido em três partes, e na primeira o sr. trata da passagem do mundo antigo para o moderno. O que foi a vida ética no mundo antigo, quando contraposta à