Ética e design
Vivemos um momento de mudanças profundas na sociedade, diante de um Mundo Globalizado, onde impera a fragmentação das propostas sociais. O Design tem um papel fundamental, combinando os elementos existentes de forma original, desenhando novos produtos e novos contextos e formas de vida. Diante da tal constatação, cabe perguntar: Qual a tradição Ética do Design?
A resposta seria o aspecto da sua atuação, que combina criatividade e conhecimento, promovendo o sentido de inovação.
Para explicar melhor essa afirmação é fundamental destacar alguns conceitos e fatos observados, envolvidos nesse processo.
1- Reflexão sobre a passagem do produto ao serviço. o Trata-se da abordagem da passagem de uma sociedade de consumo, para uma sociedade de uso, como nos mostra o Programa de Meio Ambiente da ONU, em seu objeto de estudo sobre o Sistema Produto-Serviço. o A criatividade é um ponto central e o papel do Design é desenhar situações onde o bem estar possa ser atingido de maneiras diferentes sem estimular o consumo.
2-Soluções para a Sustentabilidade. o As soluções para a sustentabilidade não é materializada enquanto produtos, carros, máquinas de lavar ou embalagens de comida, ela se referem a conceitos e ações: mobilidade, limpeza de roupas ou entrega de comida. o Podem ser obtidas através de estratégias incluindo a prestação de serviços ou compartilhamento de bens, de tal forma que a infra-estrutura e os produtos tenham seu uso rentabilizado, facilitado e otimizado, contribuindo para diminuição da intensidade material e energética.
3-Reeducação da sociedade o Só é possível em um contexto que dê ênfase à qualidade em oposição à quantidade, procurando associar estudos que se dedicam à produção. o A lógica econômica, desde a década de 80, tem criado um capitalismo ecológico que reorganiza o consumo a partir de premissas ecológicas, preconizando a intensificação da produção que supre o novo nível de demanda por meio de um