ética e Cidadania
Aluna: Deise Cárita Vanessa Lemos
Professor: Jaime Damasceno
RESENHA
A LEI DE CADA UM
Samambaia- DF, 2013.
RESENHA – A lei de cada um
Com base no texto "A lei de cada um" de Martha Medeiros reflita sobre os valores sociais que hoje se consolidam no nosso cotidiano e como podemos contribuir para formarmos uma sociedade mais ética e pautada nos princípios básicos da cidadania.
Wesley Ramos é um menino de 11 anos que mora nos arredores de Sorocaba, SP, e que foi homenageado semana passada pela prefeitura da sua cidade por ter devolvido uma bolsa à dona e tudo o que nela havia, documentos e dinheiro inclusive. Foram concedidas honrarias públicas para o menino honesto.
Honestidade e ética dependem unicamente do ponto de vista do cidadão: quando ele enxerga o outro fazendo mal, condena. Quando é ele que age mal, o mal deixa de existir, é apenas uma contingência.
"Definitivamente, vivemos em uma sociedade onde a inversão de valores é uma constante. Infelizmente, as pessoas deixaram de se preocupar com o bem comum e passaram a se preocupar somente com o próprio bem. Cada um só faz aquilo que lhe convém, sem se importar se sua atitude vai prejudicar alguém ou não. Essa situação vem criando um circuito vicioso, pois se as famílias não são adeptas a coletividade e ao respeito mútuo, obviamente, os filhos provenientes dessas famílias também terão dificuldades para pensar e agir respeitando os direitos dos outros.
Dessa forma, cada um acha que pode fazer o que quiser, esquecendo que todos têm direitos, mas para assegurá-los precisamos cumprir