Ética e Cidadania
Educação básica pública e particular:
Como sabemos no dias de hoje a educação é precária em nosso país, alunos estão passando de ano sem aprender nada, essa é a famosa “Aprovação Automática”, e pior os alunos da rede pública tem muita dificuldade em entrar numa universidade pública, isto pode estar relacionado à falta de apoio do governo aos alunos e a escola.
A uma grande desigualdade entre escolas públicas e particulares, em nosso país como comprova os últimos Enem realizados. A maioria dos alunos com média alta na prova estudaram ou estudam em escolas privadas, e só 10% dos alunos com média boa no Enem são de escolas públicas ou passaram por ela, uma situação totalmente desagradável há um país que quer chegar ao ranking dos mais desenvolvidos.
O maior desafio é a melhoria da qualidade da educação básica pública do 1º ao 9º ano e Ensino Médio. Um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6ºano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever.
Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
Números que retratam os problemas da educação brasileira:
• Hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula.
• Para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino médio sem interrupção e apenas 11 chegam à universidade.
• 61% dos alunos do 5ºano não conseguem interpretar textos simples. 60% dos alunos do 9ºano não interpretam textos