ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO
DESENVOLVIMENTO 5
INTRODUÇÃO 5
A ÉTICA ARISTOTÉLICA. 6
A RELAÇÃO ENTRE O “BEM” E “FELICIDADE” 8
A VIDA CONTEMPLATIVA OU TEORÉTICA... 9
CLASSIFICAÇÃO DAS VIRTUDES PARA ARISTÓTELES. 10
A POLÍTICA EM ARISTÓTELES. 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos elaborados por Aristóteles com relação à ética, demonstrando ainda que tais conceitos sofreram grande influência do período grego, época em que autor das ideias viveu.
Abordaremos aqui, o pensamento de Aristóteles, pensamento esse que coloca a ética como fruto da razão prática, e considera a justiça como uma virtude. Ressaltaremos ainda a forma como Aristóteles elaborava seus escritos, colocando sempre o homem como o foco principal de seus estudos, o autor afirmava que a finalidade da vida humana seria o alcance do ‘’bem supremo’’, e que a ética se da na relação existente com o outro, e para determinar o bem que impulsiona a vida dos homens, Aristóteles coloca em pauta distintas funções do composto humano, como os sentimentos, a vida e a razão.
Iremos expor a ética aristotélica como o estudo dos aspectos do ser humano, buscando saber o que esta por trás da forma de ser e agir do indivíduo, estabelecendo as maneiras mais adequadas e corretas de agir do ser humano, para Aristóteles a ética trata do que é bom e do que é mau para nós, de forma a atingir a finalidade humana, que consiste na felicidade.
Para o autor a principal atividade do homem deve consistir em viver de acordo com a razão de modo a alcançar uma vida virtuosa, essa ultima que consiste em ser feliz, sendo a felicidade o correto uso da razão, o que consequentemente pode ser denominada ética.
A ÉTICA ARISTOTÉLICA Quanto a Ética Aristotélica, pode-se dizer que essa parte do conceito de teleologia, onde todas as formas existentes tendem a uma determinada finalidade (thélos).Assim, infere-se que as ações humanas se constituem por meio da razão, com o