Trabalho de Ética e Legislação Aplicada a Informática
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS – CCET
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – ÉTICA E LEGISLAÇÃO APLICADA A TI
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIDADANIA
José Kennedy Lucas dos Santos Freitas
Introdução
A ética e a moral são assuntos cotidianos de nossas vidas, mesmo sem perceber. Elas são invisíveis as vezes, mas sempre determinam a forma como agimos ou deixamos de agir. Por definição a ética e a moral são exercidas no convívio social. Portanto, quando se fala de ética aplicada a informática, devemos considerar o ambiente virtual como uma extensão do ambiente normal. Neste trabalho, aborda-se os temas de cidadania virtual, onde é explicado como o ambiente virtual é importante para o exercício pleno da cidadania. Ao final, aborda-se os temas principais referentes aos direitos fundamentais exercidos no âmbito virtual.
Cidadania virtual
O conceito de cidadão pode nos remeter a tempos remotos, onde os cidadãos gregos participavam ativamente da vida política de suas cidades, isto é exercendo cidadania. Para os antigos gregos, fundadores da democracia, a cidadania era a razão de viver do homem. Participar da política de sua cidade, de forma ativa, era o exercício que mais enobrecia sua existência. Já a privação desse exercício, poderia ser até mesmo considerado uma quase morte.
Nos dias atuais, o conceito de cidadania mudou. Mas a essência permanece. Ser cidadão no século XXI significa não só fazer parte de uma cidade. Significa também ter conhecimento de seus direitos e poder exercê-los, assim como também suas obrigações.
A cidadania virtual, seria uma derivação. Não um conceito novo, propriamente, mas sim, um novo espaço de exercício da cidadania. O mundo virtual, assim como o real, é construído de relações humanas. Essas relações e interações, naturalmente acabam demandando o exercício da ética, da moralidade e muitas vezes, do direito.
Não importa onde as relações humanas se dão. Se através de bate-papos, redes sociais, ou mesmo fora do