Anatomia do Tornozelo
As vitaminas são nutrientes orgânicos essenciais nas várias reações do metabolismo, regulando-as. Em sua deficiência surgem as chamadas doenças da carência (avitaminose).
Algumas vitaminas são hidrossolúveis, enquanto outras só se dissolvem em gorduras. Entre as lipossolúveis estão as vitaminas A, D, E e K. As demais são hidrossolúveis.
Classificação das vitaminas:
As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade: lipossolúveis e hidrossolúveis.
Vitaminas lipossolúveis
Vitaminas hidrossolúveis
Vitamina A (retinol)
Vitamina D (calciferol)
Vitamina E (tocoferol)
Vitamina K
Vitaminas B: vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B6 (piridoxina), ácido pantotênico, niacina, biotina, ácido fólico (folato) e vitamina B12;
Vitamina C
Vitaminas hidrossolúveis. As vitaminas solúveis em água são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O grau de solubilidade varia de acordo com cada vitamina e influi no caminho que essa substância percorre no organismo. Quando ingeridas em excesso, as vitaminas hidrossolúveis são armazenadas até uma quantidade limitada nos tecidos orgânicos, mas a maior parte é secretada na urina.
A tiamina ou vitamina B1 é importante no metabolismo de alguns ácidos orgânicos. Sua carência provoca uma doença nervosa caracterizada por paralisia e insensibilidade, o beribéri. A B1 é encontrada em diversos alimentos, principalmente na casca do arroz..
VITAMINAS DO COMPLEXO "B"
À medida que progrediam os estudos sobre as vitaminas, ficou evidente que todo o grupo de substâncias, provenientes da mesma fonte - os lêvedos - e solúveis em água, deveria ser classificado junto à vitamina B. Assim nasceu a denominação de complexo vitamínico B.
A experiência clínica demonstrou mais tarde que as manifestações de doenças por carência de uma vitamina do complexo B podem ser curadas mais eficazmente se forem