Desenvolvimento humano
Em anatomia, chama-se tornozelo, tibio-társica à articulação entre a perna e o pé dos mamíferos e, em geral, de muitos vertebrados tetrápodes.O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus.
[pic]
Sabemos também que existem inúmeras articulações e apenas três apresentam um papel importante na função biomecânica, listadas abaixo:
Articulação Tibiofibular inferior (distal): É uma articulação do tipo fibroso ou sindesmose. Aposição de repouso é a flexão plantar e a posição de aproximação máxima é a dorsiflexão máxima.
Articulação Talocrural (tornozelo): É uma articulação sinovial uniaxial de dobradiça. A posição de repouso é 10° de flexão plantar entre inversão e eversão e a posição de aproximação máxima é a dorsiflexão máxima.
Articulação Subtalar (Talocalcânea): É uma articulação sinovial com 3 graus de liberdade. A posição de repouso é entre os extremos da amplitude de movimento e a posição de aproximação máxima ocorre na supinação.
Sua articulação também é formada por três faces articulares:
l) a face articular superio do tálus, denominada tróclea, articula-se com a face inferior da tíbia;
2) a face articular lateral do tálus articula-se com a face articular do maléolo fibular;
3) a face articular medial do tálus articula-se com a face articular do maléolo tibial.
Os movimentos envolvidos na articulação do tornozelo são:
• Flexão Plantar - movimento pelo qual a planta do pé é voltada para o chão, os músculos envolvidos neste movimento são: gastrocnêmio e sóleo, a amplitude de movimento é de 0-50°;
• Flexão Dorsal - movimento no qual o dorso do pé é voltado para a cabeça, os músculos envolvidos neste movimento são: tibial anterior e extensor longo dos dedos, a amplitude de movimento é de 0-20°;
• Inversão - movimento no qual se vira a planta do pé para a perna, músculos envolvidos são; tibial anterior e posterior, a amplitude de movimento é de 0-45°;