Ética e administração
Pode-se dizer que a ética está interligada com a questão de valores morais. Porém a moral deriva-se de padrões definidos em uma sociedade que estabelece costumes ou hábitos. Por outro lado, a ética estuda a aceitação de alguns comportamentos como válidos, levando em conta os aspectos pessoais e culturais. Principalmente em nossos dias, a ética está presente em todos os campos da vida.
Segundo o famoso filósofo Aristóteles, a teoria ética filosófica, visava beneficiar tanto a pessoa em si, quanto à sociedade em geral, servindo como um caminho a felicidade.
Em sua principal obra sobre o assunto, A Ética a Nicômaco, afirma que os atos e decisões das pessoas visam um mesmo objetivo: a felicidade. Indo além, ele definiu a felicidade não como uma vida repleta de prazeres e honrarias, mas sim de posturas e comportamentos virtuosos.
Podemos aplicar a questão da virtuosidade em uma situação a qual cliente e empresa tenham interesses diferenciados, mas ambas as partes satisfazem-se com a decisão.
Para Aristóteles a ética é tratada como o estudo das condutas humanas, podendo, segundo ele, garantir a felicidade se for bem regida, como dominando os vícios, criando bons hábitos, e estabelecendo um exato equilíbrio comportamental.
Trazendo a teoria ética de Aristóteles para a nossa realidade atual, mais especificamente ao nosso país, pode nos dar a impressão de que o cidadão brasileiro distanciou-se de certos valores de sua formação.
O comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de buscar uma conduta virtuosa na comunidade em que se vive. Almejando com sucesso, a liberdade, a justiça, e a felicidade.
Não se pode negar que a sociedade brasileira demonstra destacáveis mudanças em relação ao comportamento dos