Ética na Administração
O que é a Ética? “ A ética, dessa forma, não é apenas uma reflexão sobre o agir humano, é uma reflexão sobre o próprio ser, ou melhor, sobre “o que é ser?”
A palavra grega vem do grego ethos, que significa costumes, caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir.
De acordo com Peter Singer a reflexão ética tem como objetivo orientar nossas ações práticas.
A Ética começa com a liberdade do sujeito entre escolher o bem e o mal, o justo e o injusto; ou seja, a Ética é fruto da vontade humana que visar o bem.
A Ética nos leva a compreender que não somos seres isolados (individualistas ou egoístas) ,mas que, ao contrário nos constituímos como sujeitos a partir com a relação com o outro.
A ética pode ser compreendida como uma parte da filosofia prática que reflexiona sobre os fundamentos da moral (finalidade e sentido da vida, os fundamentos da obrigação e do dever, a natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral)
A ética, dessa forma, diz respeito à uma reflexão sobre a melhor maneira de se viver uma vida boa, justa e feliz; De acordo com o filósofo francês Paul Ricoeur, a intenção ética diz respeito à realização de um projeto de vida boa, segundo os princípios da sabedoria filosófica.
O Código de Ética
I - De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
II - O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.
III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie