ÉTICA PROFISSIONAL I
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ÉTICA PROFISSIONAL I
Recife
2014
FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
GRADUANDAS
Ãngela Ribas
Creonice Lindalva
Elizete Dias
Flávia Soares
Meide Mayara
Nayra Luciana
Nilza Cristina
Exercícios e dicas culturais capítulo 1
1.1) Quais autores e personagem consideram que a vida é determinada por um “destino”? Quais discordam dessa afirmação? Baseada em que? E você, o que pensam sobre isso?
R) Édipo, Sofrocles, Jocasta e Laion acreditam que tudo está determinado. Na tragédia grega o erro não é resolvido por um simples ajuste entre o crime e o castigo, pois para eles as leis do destino eram para a eternidade. As conseqüências são amplas, maiores até que o sofrimento, pois toda sua descendência de agora em diante está condenada.
Na leitura de Édipo, Jocasta ao se suicidar, limita-se a cumprir o seu próprio destino. Acreditamos que o destino já está determinado, mas o individuo tem opções de escolhas, não permitindo permanecer em determinadas situações, podendo mudar parte dele.
Geraldo Vandré em sua música ( caminhada- pra não dizer que falei de flores) discorda que a vida é determinada por um destino, acredita que o homem constrói seu próprio destino e muda conforme a sociedade.
Verificamos que a ética vai explicar que, o que o levou esses personagem do enigma da esfinge a determinas atitudes foram os seus valores morais, foram suas crenças. Em relação ao destino Marx, diz que o homem é autor e produto de si mesmo, que o homem se autoconstrói no seu processo de humanização, ou seja, o homem é autor de sua própria história.
1.2) No filme de Woody Allen, A Poderosa Afrodite, Lenny decide intervir no destino de Linda (mãe biológica do seu filho) para ajudar a transformar o seu destino.
Lenny - Cronista esportivo
Amanda - Galerista
Linda - Prostituta
Pressionado por Amanda para tem um filho (Adotar). Eles