Ética pastoral
Araranguá, 2012
ÉTICA PASTORAL
RESUMO
Observa-se aqui considerações sobre ética na vivência pastoral, em busca de mais compreensão a respeito dos relacionamentos entre pastores e pastoras, bem como a Igreja e sua realidade contextualizada de forma saudável. Considera-se o estabelecimento de relações harmoniosas por meio de maturidade espiritual e psicológica a partir de um eixo comum, a santidade resultante da integralidade do corpo pastoral. Trata da dimensão ética do sagrado e da liberdade individual com disciplina e amor.
Palavras Chaves: Confidencialidade, Ética, Sagrado, Sentimento.
1 INTRODUÇÃO
O tema, extremamente necessário e urgente, é fascinante; porém, complicado e sinuoso. Vale à pena discuti-lo e percorrer por seus atalhos. A proposta consiste em confrontarmos nossa realidade para podermos crescer em amor e graça.
Portanto, o que é ética pastoral? Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.
Já na Teologia Cristã ÉTICA defina-se ao estudo MORAL em relação aos valores relacionados à santidade de DEUS, o bem absoluto, de onde são disseminadas todas as virtudes.
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Ef 4.15-16).
Falamos também em responsabilidade Moral do Pastor para com o rebanho? (Tito 1:6-9). É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.
Por ser