Projeto de literatura - 5ª série
TEMA: “O bife e a pipoca – a Literatura promovendo a unificação de distâncias”
PÚBLICO-ALVO: 5ª série do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 40 horas-aula
JUSTIFICATIVA:
Constantemente, na realidade das escolas públicas brasileiras, desde as séries iniciais, a finalidade da Literatura é desconhecida pelos professores e a prática da leitura se esgota em decifrar o código escrito, apreender (ou decorar) uma informação ou instaurar uma moral. Os alunos têm acesso apenas a obras fragmentadas e meras adaptações.
O verdadeiro objetivo da Literatura é formar indivíduos críticos, autônomos, oferecendo-lhes conhecimentos e desafios e incentivando-lhes a cultivar os valores para que se tornem cidadãos capazes de agir positivamente em nossa sociedade. Para despertar na criança ou no adolescente o gosto pela leitura, o professor deve ser dinâmico, criando situações que fomentem a curiosidade acerca do assunto do texto e proporcionem prazer durante o ato de ler.
Com base no exposto, explorar-se-á o conto juvenil O bife e a pipoca, de Lygia Bojunga. A temática dessa narrativa envolve problemas sociais, gerados pela modernidade, além da expectativa e receio diante do desconhecido. Ocorre num espaço urbano, contrapondo edifícios luxuosos e favelas. Os personagens principais (dois meninos) são construídos a partir de uma situação realística, inserida no ambiente escolar. Devido à relação interpessoal entre os protagonistas, à problematização das distinções socioeconômicas, aos elementos estilísticos que a autora empregou (como as cartas de Rodrigo), à linguagem acessível e outros aspectos, considera-se que a leitura do conto será de grande aproveitamento para os alunos, pois ela tende a acarretar um processo de identificação desses com os personagens e ações da narrativa que remetem muito ao cotidiano dos pré-adolescentes.
Escolheu-se como título do projeto a expressão “O bife e a pipoca – a Literatura promovendo a unificação de distâncias”