A ética pastoral
A CONDUTA DOS PASTORES DA IGREJA MODERNA
Jonatha Fernandes Machado
Prof. Pr. Sergio Luiz de Lucca Lima
Igreja do Evangelho Quadrangular
Instituto Teológico Quadrangular
01/10/2012
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo expressar a importância do exercício do ministério pastoral em sua essência, ressaltando as atitudes a serem tomadas e principalmente o que o aspirante ao pastorado, ou o já pastor deve evitar para executar esta tarefa vinda de Deus da forma correta, com zelo e responsabilidade. Para o desenvolvimento deste, foram utilizados os métodos de pesquisa fornecidos em aula, e, sobretudo a bíblia sagrada, que possui em seu conteúdo grandes exemplos de homens éticos, escolhidos por Deus para esta santa missão. Entende-se a importância de atitudes de pessoas idôneas para o ministério, que tem seu real interesse no reino de Deus e não para benefício e enriquecimento próprio.
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Ef 4.15-16).
Palavras-chave: Ética Pastoral, Idoneidade, Responsabilidade.
1 INTRODUÇÃO
A igreja contemporânea vive hoje uma grande divisão, algo que pode ser observado com certa constância entre o povo de Deus. Este trabalho apresenta e aborda os temas de relações entre pastores e pastoras e seus liderados, família e colegas de ministério, tendo como alicerce a ética ou ausência dela. Poderemos refletir sobre a atitude daqueles que conhecemos, porém o maior objetivo é aprender com os bons e maus exemplos, a ponto de retermos aquilo que é para proveito próprio e descartarmos o que não é bom para que não façamos coisas semelhantes. As fundamentações para desenvolvimento do presente foram absorvidas em sala de aula, bem como pesquisa própria do autor nas escrituras sagradas.
2