Ética para um jovem
Disciplina de Português
Introdução
Neste trabalho, que tem como âmbito a disciplina de Português, temos como dever, fazer a descrição de uma imagem á nossa escolha e, que terá como objectivo, a elaboração de um texto narrativo no mínimo de uma página e um máximo de 3. Teremos de falar acerca do que é composta a nossa imagem, descrevendo-a de acordo com:
Elementos que atraem atenção; Cores; Luminosidade (Jogos de luz/sombra); Contrastes; Enquadramento da imagem; Texturas sugeridas; Sugestões de movimento;
A imagem que visualizo encontra-se na nossa escola, do lado direito do edifício principal, e que, ao estar dentro de uma montra, podemos concluir que está em exposição.
É constituida por dois manequins, vestidos do mesmo modo, cujas roupas apresentam contraste, sendo uma t-shirt preta e umas calças brancas. Nestas t-shirts estão escritos apenas dois dos quatro valores da escola, “Credibilidade” e “Pluralidade”, com a cor a branca, ou seja, mais um ponto de contraste que se encontra nestas peças de roupa, por pequeno que seja.
Os manequins encontram-se acompanhados de malas, e dos “passaportes de escola”, ambas as coisas pretas. Nas malas que se situam do lado esquerdo dos manequins, podemos observar panfletos que contêm as cores azul e verde.
Quanto ás cores, posso dizer que a imagem possui cores apelativas, como o uso do azul e verde, pois são “cores alegres” que chamam facilmente a atenção das pessoas que passam por esta montra, e cores que por simbolismo, representam a nossa escola.
A luminosidade é maioritáriamente natural, pois a montra está numa posição em que qualquer que seja a posição do sol, esta está de maneira que a luz do sol, a luz natural, lhe atinja com imensa facilidade, sendo dispensável a luz eléctrica. Mas mesmo assim esta montra contém lâmpadas halógenas, que têm como objectivo, para além de dar um grande foco de iluminação e estão direccionadas para os dois manequins,