Ética ou filosofia moral
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. A ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates, que era um incansável perguntador que percorria as praças de Atenas. Sócrates perguntava aos Atenienses, fossem jovens ou velhos, oque eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir. Ele Indagava : ‘’O que é a coragem ?’’ ‘’O que é a Justiça?’’ .As perguntas socráticas terminavam sempre por revelar que os atenienses respondiam sem pensar no que diziam. Repetiam o que lhes foram ensinado desde a infância. Em resumo, confundiam fatos e valores.
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. ÉTICA: está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, é conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
MORAL: são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, é conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apoia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que