Etica a filosofia moral
Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças de castas ou de classes muito profundas podem até mesmo possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.
No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valões morais.
Percorrendo praças e ruas de Atenas, Sócrates perguntava aos atenienses o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir.
As perguntas socráticas terminavam sempre por revelar que os atenienses respondiam sem pensar no que diziam. Repetiam oque lhe fora ensinado desde a infância.
Os atenienses confundiam valores morais com os fatos constatáveis em sua vida cotidiana.
Nossos sentimentos, condutas, ações e comportamentos são modelados pelas condições em que vivemos. Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons, obrigações e deveres. Parecem ser naturais: somos recompensados quando os seguindo e punidos quando os transgredimos.
Sócrates indagava qual a origem e a essência das virtudes. Por que a coragem era considerada virtude e a covardia, vício? O que eram e o que valia realmente os costumes que lhes haviam sido ensinados?
Os costumes, porque são anteriores ao nosso nascimento e formam o tecido da sociedade em que vivemos, são considerados inquestionáveis e quase sagrados.
Sócrates indagava o que eram, de onde vinham, o que valiam tais costumes.
Ethos Costumes ethos Caráter, índole natural
Referem-se, portanto, ao senso moral e à consciência ética individuais.
Qual o sentido dos costumes estabelecidos, mas também indagava quais as disposições de caráter que levavam