Justificativa tcc
Este projeto de pesquisa tem como principal interesse compreender o processo de inclusão e desenvolvimento das crianças acolhidas no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), inseridas nas escolas de ensino fundamental regular da rede pública.
O referido trabalho inicializou-se mediante a prática cotidiana vivenciada durante o exercício da função de Orientador Socioeducativo em um “SAICA” dirigido e coordenado pela organização não governamental denominada CAPS - Centro de Assistência e Promoção Social - NOSSO LAR - unidade-IV, situado no território do Jardim Aricanduva localizado no Distrito da Penha, Zona Leste da cidade de São Paulo-SP. Este equipamento (SAICA- Nosso Lar IV) possui parceria e convênio com a prefeitura da cidade de São Paulo-SP.
Tal prática cotidiana trouxe uma série de duvidas e questionamentos em relação aos critérios e as metodologias aplicadas pela escola regular pública na inclusão das crianças institucionalizadas. Dentre estes questionamentos, este trabalho almeja detectar se esta inclusão ocorre de maneira satisfatória, ou não, em detrimento à falta de capacitação (ou inexistente) por parte dos profissionais da rede pública de ensino regular para trabalhar com esta realidade social e também saber se o preconceito e a discriminação são fatores que ainda dificultam tal inclusão.
Com as horas de estágio supervisionado exigido na grade curricular da graduação de Serviço Social, realizadas neste mesmo equipamento (SAICA- Nosso Lar IV), foi possível desenvolver uma pesquisa que possibilitou o aprofundamento dos estudos com reflexão crítica fundamentada na teoria Marxista, bem como a apreensão na parte prática. Com isso, foi muito rico conhecer a leitura e forma de atuação adotada pelos profissionais das escolas da rede pública interagindo com as “Crianças do Abrigo” (assim por eles rotuladas) e principalmente como as crianças que vivenciam esta situação, fazem a leitura de seu próprio